Turismo náutico no Brasil: saiba o que aproveitar

Turismo náutico no Brasil: saiba o que aproveitar

O Brasil possui inúmeras praias exuberantes, espalhadas por mais de 8.500 km de litoral, além de 35 mil km de rios e canais navegáveis e mais de 9.000 km de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas. Diante disso, o turismo náutico no Brasil apresenta um enorme potencial. 

Pensando nisso, preparamos um guia com dicas e sugestões de diferentes regiões e opções de esporte e lazer para que você possa aproveitar essa grande extensão de água que conecta o território brasileiro. 

O QUE É TURISMO NÁUTICO? 

O turismo náutico surgiu nos anos 60 junto com o turismo marítimo, sendo um tipo de turismo ligado à navegação, à prática de esportes aquáticos e realização de atividades na água, seja doce ou salgada.  

Ele pode ser feito com diversas embarcações, como iates, balsas, escunas, navios, jangadas, veleiros e outros. O importante é que o barco não se limite ao deslocamento, mas seja usado para lazer e entretenimento.

COMO FUNCIONA O TURISMO NÁUTICO NO BRASIL? 

As viagens de barco podem durar horas, no caso de embarcações menores, ou dias, no caso de cruzeiros. Além disso, é possível alugar o veículo marítimo para velejar, caso tenha uma habilitação específica, ou contratar um profissional experiente para o passeio.

Algumas cidades já são amplamente conhecidas pela beleza de suas praias e pelas opções variadas de esporte e lazer, como Fortaleza, Recife, Ilhabela, Ilha Grande e muitos outros. 

No entanto, regiões mais distantes do litoral também contam com experiências náuticas, que proporcionam relaxamento, contemplação e até mesmo atividades mais radicais, como Bonito e Cataratas do Iguaçu.

DESTINOS BRASILEIROS PARA TURISMO NÁUTICO

O Ministério do Turismo do Brasil produziu o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo, onde listou informações sobre produtos e experiências do turismo náutico separados por regiões.

Com base nesse material, listamos a seguir atrações incríveis em cada uma das regiões do país.  

Na região Norte, o documento destaca passeios de caiaque, lancha ou barco no Parque Nacional Anavilhanas e as riquezas amazônicas, partindo de Manaus. Na região, também é possível admirar lindas paisagens e a rica biodiversidade ao navegar em meio à floresta rumo à cidade de Novo Airão.

Outros passeios feitos de barco, caiaque e stand up paddle permitem contemplar a Baía de Guajará, Alter do Chão, Ilha do Amor, Salinópolis e Praia do Farol, além do Lago da Usina Hidrelétrica Lajeado, em Palmas.

Na região Nordeste, a publicação inclui os cânions do rio São Francisco, em Sergipe, que conta com 17 quilômetros de formações de rochas areníticas. Outros atrativos famosos são as deslumbrantes piscinas naturais de Maceió, Maragogi, Paripueira e São Miguel dos Milagres, além de Morro de São Paulo e Boipeba, na Bahia, conhecidas por suas águas calmas.

O Sul do país também tem ícones do turismo nacional que permitem o passeio de barco, como as Cataratas do Iguaçu, a Laguna dos Patos, no Rio Grande do Sul, e o rio Guaíba, em Porto Alegre.

Já no Sudeste, os locais mapeados incluem pontos turísticos renomados, como a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e São Sebastião, Ilhabela, Guarujá, Santos e Itanhaém, em São Paulo. 

Na região Centro-Oeste, o turismo náutico envolve passeios de escuna no Lago Paranoá, em Brasília, além de roteiros pelo Pantanal Mato-Grossense a bordo de chalanas e barco-hotéis. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o turismo náutico no Brasil, é hora de escolher o passeio ideal para reunir sua família e amigos. Na Odisea você tem os melhores barcos, roteiros e dicas para aproveitar ao máximo sua experiência no mar.

Acesse nosso site e encontre o mundo náutico ao seu alcance!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *