Guia definitivo de cuidados com a embarcação

Guia definitivo para cuidados com sua embarcação

Os cuidados com a embarcação são fundamentais para mantê-la sempre nova, garantindo a segurança e a saúde do barco e proporcionando experiências mais tranquilas e divertidas para você e sua família. 

Pensando nisso, apresentamos a seguir um guia definitivo de cuidados com a embarcação. Confira!  

IMPORTÂNCIA DE CUIDAR CORRETAMENTE DA EMBARCAÇÃO

A manutenção correta da embarcação ajuda a reduzir as despesas de médio e longo prazo com a conservação, além de valorizar o investimento e aumentar a vida útil do barco, tornando os passeios náuticos mais seguros.

Assim, para compartilhar momentos especiais com a família e os amigos e vivenciar experiências únicas, é essencial manter a embarcação bem conservada com cuidados que incluem limpeza, revisão e manutenção. 

Para saber mais sobre isso, confira o guia de cuidados com a embarcação que a Odisea preparou para ajudar você a manter o barco sempre novo.

CUIDADOS COM A EMBARCAÇÃO 

MANUTENÇÃO 

Para economizar e garantir a segurança da embarcação e dos tripulantes, é fundamental realizar as inspeções regulares, que incluem: 

Esse tipo de revisão é indicado quando uma falha é detectada no barco. Nesse caso, os problemas e os custos costumam ser maiores.

Já a preventiva tem o objetivo de evitar que avarias apareçam, pois identifica problemas quando ainda estão no início, o que torna o serviço mais barato e oferece mais segurança.

DICAS DE MANUTENÇÃO PARA A EMBARCAÇÃO

Os resíduos presentes no fundo de lagos, rios, represas e mares podem ficar presos no motor, danificando os componentes internos da peça. Para que isso não aconteça, é preciso fazer a limpeza adequada do item antes de guardar o barco. 

Essa peça deve estar sempre em ótimas condições. Portanto, fique atento a amassados, quebrados ou trincados, especialmente após o transporte e depois de navegar em áreas mais rasas.

Outro cuidado importante antes de guardar o barco é checar o sistema de combustível e lubrificantes. Afinal, parafusos e mangueiras com avaria podem resultar em vazamentos capazes de atrapalhar o próximo uso da embarcação. 

Faça a troca do óleo do motor a cada 50 horas de uso. Além disso, use apenas o produto indicado pelo fabricante e aplique conforme as especificações da embalagem. 

Abasteça sua embarcação apenas com gasolina de confiança. Afinal, o combustível adulterado queima de forma incorreta, deixando resíduos que podem ocasionar a carbonização do motor. 

CONSERVAÇÃO

Os cuidados com os componentes do barco são fundamentais para aumentar a vida útil das peças e garantir a segurança do barco.

DICAS DE CONSERVAÇÃO DA EMBARCAÇÃO

Mantenha o ambiente arejado e faça a higienização com frequência, especialmente em áreas com colchões, almofadas, carpetes e acessórios que possam acumular mofo. 

Lave e seque os vidros do para-brisa, vigias e gaiutas e aplique um produto que cria uma película e evita manchas. Se o convés for de madeira, lave com água limpa do mar, pois isso deixa o componente saudável e durável.

Encere o barco a cada 3 meses com cera náutica com proteção UV na composição, evitando o envelhecimento e a diminuição do brilho. Além disso, aplique silicone náutico nas dobradiças, fechos e articulações. Assim você evita o travamento e a corrosão pela água salgada. 

Lave a embarcação no prazo recomendado no manual do fabricante e use apenas produtos de limpeza biodegradáveis. Dessa forma, é possível evitar a contaminação do solo e a poluição das águas. 

Analise GPS, rádio VHF, bússola, coletes salva-vidas, extintor de incêndio, itens pessoais, entre outros, antes de cada viagem, garantindo que todos os itens estão funcionando corretamente. 

Cabos, dobradiças e guinchos devem ser lubrificados regularmente para evitar a corrosão e garantir o funcionamento adequado, prolongando a vida útil das peças. Além disso, substitua as peças móveis sempre que estiverem danificadas.

CUIDADOS COM A LANCHA SEM FUNCIONAMENTO

Se for ficar mais de 15 dias sem usar a lancha, é preciso adotar alguns cuidados para evitar problemas ao ligar a embarcação novamente. Confira: 

Antes de parar:

Além disso, a cada 15 dias, monitore porões, motores e outros compartimentos para confirmar a ausência de água, combustível e óleo e atente-se a odores atípicos. Além disso, ligue a tomada de cais ou gerador para carregar bancos de baterias, abra as janelas e portas para arejar a embarcação e abra e feche todos os registros das linhas de diesel e água salgada.

ARMAZENAMENTO 

Para manter a embarcação nova por mais tempo, é importante armazená-la corretamente. As orientações são guardar o barco em um lugar seco e protegido do sol, da chuva e do vento, usar capa para proteger o barco do acúmulo de poeira e sujeira e manter o local bem ventilado para evitar a umidade.

Além disso, é fundamental ancorar sempre em marinas de confiança, que garantam mais segurança e ofereçam suporte especializado. 

Seguindo essas dicas e cuidados com a embarcação, o barco ficará como novo por muito mais tempo. Isso previne problemas e reduz despesas com manutenções mais complicadas.

Para descobrir os melhores barcos, roteiros e dicas para aproveitar ao máximo sua experiência no mar, conte com a Odisea. Nós conectamos pessoas e oceanos com uma tecnologia feita para embarcar você na sua jornada no mar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *