Guia de navegação para iniciantes

Guia de navegação para iniciantes

Para navegar com segurança e tranquilidade, é necessário conhecer todo o processo que envolve ter uma embarcação. Isso inclui estar com a documentação em dia, cumprir todas as normas de segurança e seguir os cuidados de conservação do barco.

Pensando nisso, elaboramos um guia de navegação para iniciantes que vai ajudar você a se preparar para sua próxima aventura náutica.

GUIA DE NAVEGAÇÃO PARA INICIANTES 

Habilitação

O primeiro passo para pilotar um barco é ter a habilitação náutica. Para conseguir o documento, é necessário procurar um Despachante Náutico de confiança e uma Marina credenciada na Marinha para fazer as aulas práticas e teóricas na categoria pretendida. 

Neste texto você confere mais detalhes sobre a Normam 03, que regula as atividades de embarcações de esporte e recreio, além de habilitações e itens de segurança, e entende o que mudou na lei.

Requisitos para navegar em segurança  

Todas as embarcações devem ser operadas por uma pessoa habilitada na categoria adequada. Além disso, outros requisitos fundamentais para desbravar o mundo náutico são: 

Manobras 

Na hora de realizar uma manobra, a principal dica é utilizar as condições climáticas a seu favor. Uma boa prática é posicionar o barco para receber o vento pela proa, pois isso pode funcionar como um freio natural, alinhando o barco naturalmente.

Outro recurso importante é a hélice, que pode empurrar o barco para frente ou para trás, além de gerar uma força na lateral, responsável por fazer a popa ir para o bordo que o hélice gira, levando a proa para o lado oposto.

Ancoragem em alto-mar 

  1. Encontre a posição ideal para a embarcação, solte a âncora lentamente e dê ré enquanto o cabo ou corrente vai saindo do paiol.
  2. Solte 8 metros de cabo ou corrente para cada metro de profundidade e, em caso de mau tempo, dobre o tamanho. Dessa forma, será possível determinar a posição em que o barco ficará ancorado. 
  3. Depois de soltar a corrente, prenda-a bem esticada para verificar se ela está fixa no solo. 

Tempestades em alto-mar 

A principal dica de navegação para iniciantes durante uma tempestade em alto-mar é seguir as recomendações para navegar com segurança e permanecer atento.  Além disso, é indicado manter o motor do barco ligado e engatado, pois isso aumenta consideravelmente o controle do barco.

Também é recomendado entrar em contato com a Marina para informar a situação e, caso necessário, solicitar apoio náutico. 

Itens de segurança obrigatórios 

CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES 

Se você tem interesse em conhecer mais sobre a linguagem do mundo náutico e o significado das principais expressões utilizadas pelos marinheiros, confira esse conteúdo especial do nosso guia de navegação para iniciantes. 

EXPRESSÕES
  1. Casco: Todo o corpo da embarcação;
  2. Convés: Parte de cima do casco;
  3. Bordos: Laterais do barco;
  4. Bombordo: Lado esquerdo, com a proa do barco à frente e a popa atrás;
  5. Boreste: Lado direito, com a proa à frente e a popa atrás; 
  6. Obras-vivas: Parte do casco que fica embaixo d’água;
  7. Obras-mortas: Parte do casco que fica acima d’água;
  8. Bico de proa: A extremidade do casco na proa;
  9. Casa das máquinas: Onde fica o compartimento do motor, o gerador e outros equipamentos; 
  10. Vigias: Janelas do costado e da superestrutura que servem para dar luz ao espaço;
  11. Escotilhas: Abertura no convés para dar passagem às pessoas para o interior do barco;
  12. Paiol: Armários ou compartimentos para guardar objetos na embarcação;
  13. Cockpit: Área comum onde fica o comando do barco. 
MEDIDAS NÁUTICAS 
TERMOS TÉCNICOS 

Agora que você já sabe as principais informações de navegação para iniciantes, é hora de escolher uma empresa de confiança para fazer seu passeio de barco. A Odisea tem os melhores barcos, roteiros e dicas para você aproveitar ao máximo sua experiência no mar.

Baixe agora nosso app e encontre o mundo náutico ao seu alcance ou acesse nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *