Ecoturismo aquático: descubra destinos náuticos imperdíveis no Brasil

Ecoturismo aquático: descubra destinos náuticos imperdíveis no Brasil

O ecoturismo vem crescendo cada vez mais no Brasil, levando mais pessoas a viajar para ter contato com a natureza e descobrir inúmeras belezas naturais. E como não faltam destinos incríveis no país, reunimos neste artigo os melhores lugares para ecoturismo aquático. 

Para planejar sua próxima aventura, continue lendo e confira quais atividades praticar nesse tipo de turismo. 

O PAPEL DO ECOTURISMO NO BRASIL  

O ecoturismo é o segmento de viagem que mais cresce atualmente, o que acontece devido à existência de diversas áreas com grande riqueza de paisagens naturais em todo o Brasil.

Além disso, o fato de mais pessoas estarem tomando consciência da importância do meio ambiente faz com que passem a se interessar por um tipo de turismo mais consciente e sustentável.

Como resultado, o ecoturismo no Brasil tem se tornado uma forte tendência.

MELHORES DESTINOS PARA ECOTURISMO AQUÁTICO NO BRASIL

Para inspirar você a planejar sua próxima viagem, listamos a seguir alguns dos melhores lugares para você se aventurar e navegar nas belezas naturais do país. Confira! 

SÃO PAULO 

No estado de São Paulo, um dos locais mais procurados é Ilhabela, que conta com 40 praias rodeadas por montanhas e Mata Atlântica, esbanjando belezas naturais. Outro destino muito cobiçado é Ubatuba, que tem numerosas praias e ilhas paradisíacas perfeitas para mergulhos, além de rios e cachoeiras que traduzem paz e tranquilidade.

PARQUE NACIONAL DOS ABROLHOS

Um dos lugares mais impressionantes na Bahia é o Parque Nacional dos Abrolhos, que tem a maior formação de corais do Atlântico Sul no Brasil. As águas translúcidas permitem visualizar recifes de corais, cardumes coloridos, tartarugas marinhas e até mesmo baleias jubarte, que costumam aparecer no período de julho a novembro.

DELTA DO PARNAÍBA

Outra dica impressionante é o Delta do Parnaíba, constituído por cinco braços do Rio Parnaíba que formam igarapés, manguezais, dunas, praias e ilhas. O resultado é um rico berçário marinho e uma paisagem maravilhosa.

FERNANDO DE NORONHA

O arquipélago localizado em Pernambuco possui águas cristalinas que possibilitam a realização de mergulhos entre golfinhos, tartarugas marinhas e tubarões, além de atividades por trilhas, barco ou mergulho.

BONITO

Para quem procura opções de ecoturismo aquático no Centro-Oeste, uma ótima sugestão é Bonito. A região é ideal para quem busca locais para fazer trekking, rapel e mergulho de snorkel, além de grutas com piscinas naturais e trilhas que levam a cachoeiras e lagoas.

CHAPADA DOS VEADEIROS 

No Planalto Central, um dos destinos mais deslumbrantes é a Chapada dos Veadeiros, que está repleta de cânions, cachoeiras, paredões de pedra, rios e piscinas naturais.

ILHA GRANDE

No Rio de Janeiro, um dos destinos mais procurados pelo ecoturismo aquático é Ilha Grande, que oferece opções de praias com diferentes atividades, como mergulhos, trilhas e passeios de canoa.

ECOTURISMO AQUÁTICO E A CONSERVAÇÃO DOS OCEANOS

O ecoturismo aquático vem apresentando um grande crescimento, contribuindo também para o aumento de empregos. Além disso, quando bem aplicado, ele auxilia na proteção do meio ambiente marinho e das áreas costeiras. 

Isso é possível graças à conscientização da população através de atividades de mergulho, observação de animais em embarcações, trilhas e muitas outras opções. Diante disso, para reduzir os impactos ambientais, é importante seguir algumas dicas: 

Reduza os resíduos

Ao realizar o ecoturismo aquático é fundamental descartar plásticos e outros materiais corretamente. Para isso, verifique se a embarcação tem lixeiras adequadas e incentive as pessoas a separar os resíduos adequadamente. Outra boa dica é evitar produtos descartáveis e optar por produtos a granel.

Converse a água

Outro cuidado fundamental para minimizar os impactos ambientais é o uso da água com responsabilidade. Para isso, algumas ações que podem fazer a diferença são: tomar banhos mais curtos, fechar torneiras enquanto escova os dentes e utilizar sistemas de coleta de água da chuva para tarefas como lavar o convés. 

Também é importante verificar a presença de vazamentos a bordo, fazer os reparos necessários rapidamente e investir em sistemas de dessalinização de água do mar. 

Escolha produtos sustentáveis

Prefira utilizar materiais ecológicos e de baixo impacto ambiental para equipar o veleiro, como madeira certificada e tintas não tóxicas. Além disso, opte por equipamentos com eficiência energética para reduzir o consumo de energia a bordo e busque fontes renováveis de energia, como painéis solares ou turbinas eólicas.

Navegue conscientemente

Fique atento às áreas de recifes de coral e evite navegar em áreas protegidas, mantendo uma distância segura de animais marinhos.

Para aproveitar o ecoturismo aquático e planejar a sua próxima aventura, conheça a Odisea. Nós conectamos pessoas e oceanos com uma tecnologia feita para embarcar você na sua jornada no mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *